22 de ago. de 2009

Mestrado, doutadorado...?

Hahaha
Eu tava achando que estava engananda quanto ao que significa ser "mestre" e "doutor", mas pesquisando na net, descobri que eu sabia direitinho, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que diferencia cada título, enão vamos lá:

Quando nos formamos na faculdade de Pedagogia, estamos aptos a darmos aulas em ESCOLAS.

Se vc quer ir além e quer dar aula em FACULDADE, aí, após se graduar, você tem que fazer o Mestrado. Feito o mestrado vc é mestre, ou seja, vc vira especialista em alguma área da Pedagogia que vc escolheu atuar.

E o Doutor? O doutor está a um nível superior ao mestre.
Os cursos de mestrados, assim como os de doutorado, são formados exclusivamente por professores doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência na sua área.

PS: existem casos em que o aluno de graduação pode ir direto para o Doutorado.

E o Bacharelado?
Sobre essa eu inha dúvida, mas o google me ajudou:
"Bacharelado é uma das opções ao escolher o curso. Com o bacharelado vc pode "exercer" sua profissão, mas não dar aulas.
Quem opta por Licenciatura está apto somente a dar aulas após terminar o curso.
Já quem consegue Bacharelado/Licenciatura pode tanto dar aula como "exercer" a profissão de fato."

Faculdade Pública X Privada.

Bom, eu estudo na UERJ e confesso que fiquei muito decepcionada com certos aspectos educacionais. Tenho uma amiga que faz o mesmo curso que eu em uma particular que nem tem tanto nome, mas percebi que lá é bem mais puxado.

Ainda assim, a UERJ ainda ainda é considerada a faculdade com o melhor curso de Pedagogia do Rio de Janeiro, ou do Brasil, sei lá... isso me assusta!

Eu acredito que o único fato que coloca as públicas a frente das privadas é porque elas oferecem pesquisa e extensão.

12 de ago. de 2009

Projeto Personalidades - Marechal Deodoro da Fonseca - 5º ano / 4ª série

Boa noite!

Hoje criei o projeto "Personalidade" sobre a figura do primeiro presidente do nosso país, o marechal Deodoro da Fonseca. Através dele são trabalhados conceitos como: "Monarquia", "Republica" e "Democracia", além de importantes fatos históricos.

Download:

Projeto Personalidade - Marechal Deodoro da Fonseca e
Mini Biografia de Deodoro

8 de ago. de 2009

Projeto "Personalidades" - Plano de Aula - 5º ano / 4ª série.

Boa tarde!
Ontem tive a ideia de criar o projeto "Personalidades". O projeto, como o próprio nome já denuncia, visa apresentar aos alunos figuras importantes nas artes, ciências, política, educação, etc.
O legal desse projeto é que ele não fica só restrito a conhecer a personalidade, mas a partir daí, abre-se um leque de opções de atividades.

Neste primeiro plano de aula do projeto, a personalidade escolhida foi Cecília Meireles. A primeira parte, como não poderia ser diferente, é voltada para conhecer a biografia da autora, que tem o início de sua vida marcado por tristes acontecimentos. Para não gerar polêmica, na mini-biografia que disponibilizo, não citei o fato de a morte de seu primeiro marido ter sido ocasionada por suicídio.

O forte da autora foram os seus poemas, por isso, no plano existe uma etapa onde cada aluno criará o seu. É importante o professor estar atento ao empregar os termos poema e poesia. Muita gente os tratam como sinonimos, mas, na verdade, apesar de todo poema ser uma poesia; nem toda poesia é escrita em forma de poema.

Bom, acho que vale a penas vocês darem uma conferida, baixando todo o conteúdo para a execução do plano: Plano de Aula, Mini-Biografia de Cecília Meireles e Respostas dos Questionários.


7 de ago. de 2009

Exercícios: Cadeia Alimentar - 4° ano / 3ª série




Download? Clique Aqui!!!

Trabalhinho: A Água - 3º ano / 2ª série

Bom, esse trabalhinho, na minha opinião, pode servir tanto para o 3º quanto para o quarto ano, mas originalmente eu fiz pensando no 3º (2ª série).

Mais uma vez peço que, se alguém utilizar um conteudo criado por mim, me fale. Não estou interessada em "crédito". meu único objetivo é contribuir, mas não sei se estou contribuindo. São vocês que vão avaliar a qualidade dos meus exercícios e através desta avaliação estarei tentanto melhorar cada vez mais! Meu objetivo é aprender!






Download? Clique Aqui!!!

Trabalhinho: Estados Físicos da Água - 3° ano / 2ª Série

Ta aí uns exercícios sobre os estados físicos da água para crianças da 2ª série (3º ano). Se alguém fizer uso de algum conteudo criado por mim, por favor, comente, pois isso me anima a fazer mais!
Se alguém ver algum erro de informação nos trabalhos ou tenha qualquer outra crítica construtiva a fazer, por favor, façam!




Download? Clique Aqui!!!

Plano de Aula - As Vogais - Infantil II

Galerinha, este é um plano de aula sobre as vogais. Ele foi criado para um trabalho meu da faculdade e trata-se, na verdade, de uma aula inclusiva para alunos com Síndrome de Asperger, no entanto, ele não foge muito de uma aula mais convencional, servindo assim para os alunos ditos "normais", com o perdão do termo empregado.




Download? Clique Aqui!!!

Trabalhinho Sistema Respiratório - 4° ano / 3ª série




Download? Clique Aqui!!!

Exercícios Sistema Digestório - 4º ano / 3ª série




Download? Clique Aqui!!!

Explicando a razão deste blog!

Gente, sou apenas uma mera aluna de Pedagogia...
No entanto criei este blog por perceber que existem poucas atividades disponíveis na net. Não sei se minha contribuição será enriquecedora, mas gosto de criar os famosos "trabalhinhos", pois reconheço sua importância como um dos elementos que auxiliam na compreensão dos conteudos que devem ser passados aos alunos.
Gosto de criar atividades onde as crianças se colocam na questão, por isso, uso muito a 1ª pessoa.

Quem quiser tirar proveito, fique a vontade para baixar!
Se não estiverem elaborados no nível esperado, por favor, podem criticar, desde que sejam críticas construtivas, pois adoro aprender e valorizo a sabedoria e experiência dos outros!

Bom, eu adoraria dividir este blog com outras pessoas que também gostam de criar atividades, planos de aula, dar ideias, relatar experiências... quem topa???


Beijos!