8 de ago. de 2009

Projeto "Personalidades" - Plano de Aula - 5º ano / 4ª série.

Boa tarde!
Ontem tive a ideia de criar o projeto "Personalidades". O projeto, como o próprio nome já denuncia, visa apresentar aos alunos figuras importantes nas artes, ciências, política, educação, etc.
O legal desse projeto é que ele não fica só restrito a conhecer a personalidade, mas a partir daí, abre-se um leque de opções de atividades.

Neste primeiro plano de aula do projeto, a personalidade escolhida foi Cecília Meireles. A primeira parte, como não poderia ser diferente, é voltada para conhecer a biografia da autora, que tem o início de sua vida marcado por tristes acontecimentos. Para não gerar polêmica, na mini-biografia que disponibilizo, não citei o fato de a morte de seu primeiro marido ter sido ocasionada por suicídio.

O forte da autora foram os seus poemas, por isso, no plano existe uma etapa onde cada aluno criará o seu. É importante o professor estar atento ao empregar os termos poema e poesia. Muita gente os tratam como sinonimos, mas, na verdade, apesar de todo poema ser uma poesia; nem toda poesia é escrita em forma de poema.

Bom, acho que vale a penas vocês darem uma conferida, baixando todo o conteúdo para a execução do plano: Plano de Aula, Mini-Biografia de Cecília Meireles e Respostas dos Questionários.


Um comentário: