22 de ago. de 2009

Mestrado, doutadorado...?

Hahaha
Eu tava achando que estava engananda quanto ao que significa ser "mestre" e "doutor", mas pesquisando na net, descobri que eu sabia direitinho, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que diferencia cada título, enão vamos lá:

Quando nos formamos na faculdade de Pedagogia, estamos aptos a darmos aulas em ESCOLAS.

Se vc quer ir além e quer dar aula em FACULDADE, aí, após se graduar, você tem que fazer o Mestrado. Feito o mestrado vc é mestre, ou seja, vc vira especialista em alguma área da Pedagogia que vc escolheu atuar.

E o Doutor? O doutor está a um nível superior ao mestre.
Os cursos de mestrados, assim como os de doutorado, são formados exclusivamente por professores doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência na sua área.

PS: existem casos em que o aluno de graduação pode ir direto para o Doutorado.

E o Bacharelado?
Sobre essa eu inha dúvida, mas o google me ajudou:
"Bacharelado é uma das opções ao escolher o curso. Com o bacharelado vc pode "exercer" sua profissão, mas não dar aulas.
Quem opta por Licenciatura está apto somente a dar aulas após terminar o curso.
Já quem consegue Bacharelado/Licenciatura pode tanto dar aula como "exercer" a profissão de fato."

Faculdade Pública X Privada.

Bom, eu estudo na UERJ e confesso que fiquei muito decepcionada com certos aspectos educacionais. Tenho uma amiga que faz o mesmo curso que eu em uma particular que nem tem tanto nome, mas percebi que lá é bem mais puxado.

Ainda assim, a UERJ ainda ainda é considerada a faculdade com o melhor curso de Pedagogia do Rio de Janeiro, ou do Brasil, sei lá... isso me assusta!

Eu acredito que o único fato que coloca as públicas a frente das privadas é porque elas oferecem pesquisa e extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário